Organizar corretamente a geladeira garante a conservação dos alimentos por muito mais tempo e é bem mais fácil do que parece. Para começar, é importante saber que a parte superior do eletrodoméstico é mais fria que a parte de baixo e essa característica é o que determina melhor a distribuição dos alimentos.
Na gaveta inferior, onde a temperatura não é tão fria, devem ser armazenados alimentos crus ou em descongelamento. Acima dela, na prateleira mais baixa, devem ser colocados vegetais já higienizados, descascados e cortados, sucos de frutas, alimentos semipreparados e queijos mais duros, como Mussarela e Prato. Na primeira prateleira, cuja temperatura é mais fria, devem ser guardados alimentos prontos para o consumo, como carnes cozidas, sobras das refeições, queijos com mofo azul, como Gorgonzola, e frescos, como Cottage, Ricota e Minas Frescal.
Embora as geladeiras possuam um espaço preparado especialmente para os ovos na porta, o ideal é que sejam distribuídos também na primeira prateleira para evitar variação de temperatura quando o eletrodoméstico é aberto ou fechado. Na porta mesmo só devem ser guardados condimentos, bebidas e compotas.
Referências
Associação Brasileira das Indústrias do Queijo – ABIQ. Queijos na gastronomia. Disponível em: http://www.abiq.com.br/nutricao_gastronomia1.asp
São Paulo. Portaria CVS nº 6, de 10 de março de 1999. Aprova os parâmetros e critérios para o controle higiênico-sanitário em estabelecimentos de alimentos. São Paulo, p. 1-22, 1999.
Comentários deste Artigo
Não existe nenhum comentário para esta receita.
Comente este Artigo
Você precisa estar logado para fazer um comentário.